Menopausa: 20 mitos e verdades
11/07/2017
Gatilho emocional e compulsão alimentar
18/07/2017

Não deixe de aproveitar a sua carreira

Tenha orgulho de quão longe você chegou. Tenha fé em quão longe você pode ir. Mas não se esqueça de aproveitar a viagem. Michael Josephson.

Deparei-me com essa frase ao realizar algumas buscas na internet e percebi a profundidade dessa reflexão para as nossas vidas, principalmente quando pensamos no contexto de carreira.

Três pontos me chamaram a atenção:

1) Tenha orgulho de quão longe você chegou.
Olhe para onde você esteve, por onde você já caminhou. Muitas vezes ficamos tão focados aonde queremos chegar, que esquecemos o quanto caminhamos para chegar aonde estamos. Honre a sua história. Foi ela que te fez chegar até aqui. É muito importante celebrar as pequenas realizações, as decisões que você já tomou para chegar aonde você está agora.
Reflita o sobre o progresso que você já fez na sua carreira. Comemore o trabalho, o esforço, os estudos, as horas investidas.
Esse processo de olhar para trás, ser grato por tudo o que aconteceu resulta em guiar-nos para frente.

2) Tenha fé em quão longe você pode ir.
O que te trouxe até aqui não te levará ao próximo nível. Olhe para onde você pode ir. Durante as transições de carreiras por escolha própria ou involuntárias, muitas pessoas perdem a fé em quanto podem avançar. Muitas vezes há pressão externa como um ambiente de trabalho ruim, um gerente autoritário, uma função que não está compatível com as suas competências e desafios, entre outros fatores. Diante desses cenários muitas pessoas perdem a crença de que é possível.
Outras vezes são os fatores internos os grandes sabotadores, tais como aquela voz crítica interna que fica o tempo todo te enfraquecendo, falta de autoconfiança, ou a descrença de que seu objetivo futuro não será atingido.
É preciso manter a fé e ter propósitos inabaláveis, especialmente quando os desafios vierem.

3) Não se esqueça de aproveitar a viagem
Você só tem uma viagem para aproveitar. Aproveitar a jornada significa encontrar alegria no trabalho. O que você precisa aprender para ser mais feliz no trabalho? O que você precisa ajustar? O quanto o seu trabalho está alinhado aos seus valores? O que você precisa resignificar? Você está usando os seus talentos de maneira adequada?
A jornada deve estar cheia de aprendizado, novas conexões, curiosidades e desafios. Não foque nos medos e desentendimentos.
É a nossa única jornada. Vamos fazer a nossa parte para torná-la o mais satisfatória possível.

Carolina do Valle O. Marchesi
Coach de Carreira e Executivo

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *