É ou não é Coaching?
21/08/2017
Conduta nutricional no tratamento da depressão
25/08/2017

Mitos e verdades sobre a Voz

Você é um profissional da voz? Profissionais da voz são aquelas pessoas que utilizam a voz como meio de trabalho, como por exemplo os professores, cantores, advogados, vendedores etc. Você já deve ter ouvido várias receitinhas pra melhorar a voz: gargarejo com gengibre, pastilhas, bala de hortelã, e por aí vai.. Porém é importante saber o que realmente é bom pra voz para assim poder cuidar de forma correta!

● Balas de hortelã, pastilhas, gengibre e spray melhoram rouquidão. MITO
Esses itens dão uma sensação momentânea de melhora, porém na verdade eles ‘anestesiam’ as pregas vocais, assim, quando o efeito passar, a voz continuará alterada.

● Maçã é bom pra voz. VERDADE
A maçã tem propriedades adstringente, ajudando na limpeza da boca e faringe. Também ajuda na articulação, pois ao mastigar estimula a movimentação da boca, dos lábios e língua.

● Conhaque é bom pra voz. MITO
Assim como as pastilhas, o conhaque também causa um efeito anestésico.

● Idade modifica a voz. VERDADE
Devido à alterações hormonais na terceira idade, as mulheres tendem a ficar com a voz mais grave, mais ‘grossa’, e os homens com a voz mais aguda, mais ‘fina’.

● Chocolate e iogurte estragam a voz. MITO
Na verdade eles tornam a saliva mais densa e de difícil remoção, com isso as pregas vocais tem mais dificuldades de vibrarem, podendo levar a pigarros constantes, porém não estragam a voz. Portanto se você vai utilizar sua voz pra fazer alguma apresentação, para cantar, ou para dar aula, evite comer estes alimentos algumas horas antes.

Cuide da sua voz!
Para maiores informações procure um Fonoaudiólogo!

Luciana Santos de Souza
Fonoaudiologia

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *