A dieta do DNA
01/08/2017
Cinco maneiras de lidar com estresse no trabalho
04/08/2017

Mindfulness e Emagrecimento

Muita gente pensa não ser capaz de meditar pois não conseguem “esvaziar” a mente de pensamentos. Meditação não é e nunca será uma prática de apagar os pensamentos da mente, pois isso é impossível! O papel da nossa mente é criar pensamentos , porém, a prática do mindfulness possibilita que observemos nossos pensamentos sem interagir com eles ou julgá-los. Isso contribui para sermos mais focados, saudáveis, relaxados, controlados, felizes e cientes das nossas distrações, sejam elas por fatores externos – família, filho, trabalho – ou por fatores internos como a ansiedade e preocupação.

Mindfulness é uma extensão da meditação cujo objetivo é o foco em si mesmo e no momento presente e como seu corpo age nesse momento, ou seja, desenvolver atenção plena.

Mas como o mindfulness pode ajudar a emagrecer?

Através do mindful eating, você desenvolve atenção e consciência no alimento, no cheiro, na textura, no sabor e no sentimento que ele te provoca.
Com a prática, você será capaz de diferenciar o ato de comer por impulso, definir o motivo da sua ansiedade e controlá-la para que a vontade de comer não seja uma desculpa para lidar com o nervosismo, a culpa e as preocupações.
O controle da fome no mindfulness faz com que saibamos o que a é realmente fome e qual o seu papel no organismo. Estudos com praticantes da atenção plena verificaram que o consumo de calorias entre eles diminuiu, mesmo quando a fome estava presente.

Conheça os princípios do mindfulness e veja como eles te ajudarão a dar os primeiros passos ao emagrecimento consciente:

• Ao se alimentar preste atenção, sem julgar suas escolhas, esteja no momento presente;

• Esteja consciente de seus pensamentos, emoções e sensações físicas;

• Praticando mindfulness você desenvolve a possibilidade de libertar-se de hábitos errados de pensar, sentir e agir;

• Tornar-se consciente da fome física e dos sinais de saciedade que seu corpo te mostra irá te orientar em suas decisões ao comer.

O que está esperando? Na sua próxima refeição, saia do piloto automático e faça a escolha consciente de se alimentar com atenção plena, pratique Mindful Eating!

Isabel Tomazini
Nutrição Comportamental e Coach

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *