Terapia Ocupacional. O que é? O que faz? Quais áreas de atuação?
30/05/2017
Você se sente uma pessoa realizada?
01/06/2017

Dedo em gatilho: o que é!

Dor e dificuldade em dobrar os dedos da mão podem ser sintomas de uma doença muito comum, conhecida popularmente como “dedo em gatilho”. As mulheres são as que mais sofrem com o problema, numa proporção de seis para cada homem, mas qualquer pessoa pode desenvolver a doença.

A doença, chamada de tenossinovite estenosante, é uma inflamação dos tendões na região palmar da base dos dedos. Geralmente, a causa exata do problema é desconhecida, mas percebemos que pessoas diabéticas e as que realizam atividades manuais repetidas podem ser mais acometidas.

A inflamação dificulta tarefas simples, realizadas diariamente, como segurar objetos pessoais, vestir a própria roupa, digitar ou usar o celular. Inicialmente, o problema pode causar apenas um leve desconforto ao abrir e fechar a mão, até evoluir para um quadro mais avançado, provocando fortes dores, seguida de estalos e do travamento dos dedos. Esse travamento é mais comum pela manhã, logo ao acordar, melhorando ao longo do dia. É um estágio bastante doloroso, pois para destravar os dedos, muitas vezes é necessário o uso da outra mão.

Problemas médicos como diabetes, artrite reumatóide e fatores genéticos, podem estar associados à gênese do problema. Além disso, o paciente que apresenta a tenossinovite estenosante, muitas vezes, é acometido de outras tendinites e inflamações, como síndrome do túnel do carpo, por exemplo.

Esther Knaak Sodré Scarabelli
Ortopedia – Cirurgia Da Mão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *