Flow, Felicidade e Alta Performance
21/06/2017
A relação Mente-Cérebro nos Transtornos Psiquiátricos
28/06/2017

Coaching de Orientação Vocacional

O que você quer ser agora que cresceu?

“Todos os caminhos estão errados quando você não sabe aonde quer chegar.” William Shakespeare.
Em algum momento de sua vida você já se sentiu pressionado para tomar uma decisão na qual coisas importantes estariam em jogo? Um grande negócio, uma proposta inusitada, uma mudança de emprego, cidade, enfim, uma decisão que mudaria o rumo de sua vida. Todos passamos por momentos assim, alguns com mais intensidade outros com menos, mas todos importantes. Ansiedade, dúvidas, ganhar ou perder, críticas.

Imaginem nossos filhos adolescente, com uma batalha interna de hormônios, tendo que aprender disciplinas que eles nem entendem o por quê ou onde usarão, se é que usarão um dia e sendo cobrados por todos com a típica pergunta: O que você quer ser agora que cresceu? Pânico para a maioria… infelizmente… alguns se martirizam com a culpa por não saberem mesmo.

Muitos de nós adultos passamos por isso, cobrança de todos os lados e principalmente de nós mesmos. Não pensem que eles não se importam por não saberem o que querem fazer ainda, se importam sim e muito, porém não sabem como escolher, não se conhecem o suficiente, não recebem informações suficiente ou da forma correta quanto as profissões, não sabem seus pontos fortes e muito menos os pontos fracos. Sim todos nós temos pontos fracos que podem ser melhorados através de orientação.

O Coaching Vocacional, que nada mais é do que o Coaching de Carreira porém com foco nas inteligências estudadas por Howard Gardner, pode ajudar nesse momento tão importante de escolhas que conduzirão o jovem aluno a descoberta de qual inteligência mais se destaca, quais aptidões poderão ajudá-lo em profissões alinhadas também com suas habilidades e competências. Além disso ainda ajuda a melhorar o foco nos estudos melhorado seu desempenho em testes, vestibulares pois uma diretrizes do coaching é aumentar a autoconfiança do coachee.

Segundo Gardner, autor do livro Inteligências Múltiplas:

• nem todas as pessoas têm os mesmos interesses e habilidades, nem aprendem da mesma maneira.

• ninguém pode aprender tudo o que há para ser aprendido.

• a tarefa dos especialistas em avaliação seria a de tentar compreender as capacidades e interesses dos alunos de uma escola.

Objetivos do processo de Coaching Vocacional? São vários mas, pra encurtar o papo, cito alguns:

• Esclarecer ao aluno sobre a aliança da carreira profissional com a sua vida pessoal;

• Prevenir as futuras desilusões que podem surgir por decisões infundadas que o aluno possa vir a ter durante processo de sua escolha profissional;

• Desenvolver a persistência na realização de sua meta do vestibular ou exames através das suas potencialidades;

• Motivar altamente o aluno a desenvolver sua melhor performance para focar e alcançar sua meta, ou seja, a aprovação na instituição de ensino que ele gostaria de estudar com um objetivo profissional.

O Coaching também pode orientar pais e familiares sobre o impacto desse momento na vida dos jovens para darem o suporte necessário nos momentos de stress, fadiga e emoções à flor da pele. Um papel importantíssimo, afinal os filhos são nossos investimentos a longo prazo e o que mais queremos como resultado é vê-los trilhando o próprio caminho com segurança, construindo suas vidas, famílias, carreiras etc.

Imaculada Souza
Coach de Carreira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *