No início do processo de alfabetização as crianças podem apresentar dificuldades, e é neste momento que as trocas de letras na escrita podem aparecer. Assim que essa alteração for observada é necessário que o tratamento fonoaudiológico se inicie.
Muitas vezes observamos que a dificuldade de escrever sem trocas está relacionada à falhas na discriminação auditiva. Ou seja, fonemas que são “parecidos acusticamente” (por exemplo, /p/ e /b/) podem soar iguais para a criança que ainda não desenvolveu totalmente a habilidade de discriminação auditiva. Esse tipo de troca pode acontecer porque a criança no momento da escrita não consegue perceber qual letra representa o som que está ouvindo.
Também é importante lembrar que as crianças que trocam letras no momento da fala, se não forem tratadas, tendem a escrever da forma que falam. Caso isso seja observado procure um fonoaudiólogo para que seja feita uma avaliação da fala desta criança. Os pequenos devem falar todos os sons de forma correta por volta dos 5 anos de idade.
É necessário que o tratamento fonoaudiológico seja iniciado o quanto antes, para que assim a criança supere o mais rápido essas dificuldades!
Luciana Santos
Fonoaudiologia