Como lidar com uma demissão em massa
12/09/2017
Levanta o som
21/09/2017

Por que as dietas não funcionam?

Nos dias de hoje o termo DIETA é disseminado como privação parcial ou total de grupos alimentares em busca do emagrecimento. Essas são as famosas dietas restritivas, que não funcionam! Vamos entender o por quê?

A prática de dietas não garante a manutenção do peso perdido, pois o cérebro não sabe que você está restringindo a ingestão de alimentos para emagrecer. Ele entende que seu corpo está em “perigo”. Por isso, o corpo entra em estado de alerta para evitar a perda de peso, causando alterações no metabolismo, na composição corporal gerando o efeito sanfona e distúrbios neuroendócrinos que podem desenvolver episódios de descontrole diante da comida.

O estresse do cérebro diante da fome criada pela dieta pode provocar mau humor, aumentar a irritabilidade, a ansiedade e a depressão. Nessa situação, o corpo busca um momento de prazer na comida levando indivíduos suscetíveis a desenvolverem compulsão e outros transtornos alimentares.

Outro problema dessas dietas é a perda da autoestima, a falta de confiança no próprio corpo, o aumento do estresse, a insatisfação com o corpo e a vergonha, pois a maioria das pessoas que faz dieta acha que, se o peso volta, é porque elas falharam e não tiveram força de vontade e disciplina na dieta, quando na verdade, é o corpo que não deixa emagrecer mais. Isso não é culpa sua!!

É claro, a pessoa que fizer uma dieta restritiva vai emagrecer e se sentir poderosa e feliz por perder peso de maneira fácil e quase milagrosamente! Mas o risco que ela corre é de ganhar todo o peso perdido com mais gordura e menos músculo do que tinha antes. Resultado: a pessoa é mais gorda a longo prazo!

Portanto, podemos afirmar que, ao longo do tempo, fazer dieta pode engordar em vez de emagrecer devido aos mecanismos que o organismo cria tentando defender e proteger nosso corpo. É possível perder peso de várias maneiras, porém, o que é preocupante são as conseqüências clínicas, emocionais e para o próprio peso corporal.

Se você precisa mudar sua relação com a comida e o seu peso não viva uma vida de dietas.
A solução é olhar para os comportamentos que te impedem de ser feliz com o seu corpo.

Que tal batermos um papo sobre isso? Nosso primeiro encontro é gratuito.

Isabel Tomazini
Nutrição Comportamental e Coach

Iniciar conversa
Precisa de ajuda?
Psicomedic
Olá
Podemos te ajudar?